Skip to main content

Porquê deixar de fumar?

Em primeiro lugar, por uma questão de saúde.

Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os ex-fumadores vivem em média mais anos do que os fumadores e reduzem o risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular, de cancro ou de doenças respiratórias graves e incapacitantes.

Vale a pena parar de fumar em qualquer idade. Os benefícios são tanto maiores, quanto mais cedo se parar de fumar.

Quais são os benefícios de deixar de fumar?

  • Após oito horas, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigénio aumentam;
  • Passadas 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil;
  • Com cinco anos de abstinência do tabaco, o risco de cancro da boca e do esófago é reduzido para metade;
  • Ao final de dez anos, o risco de cancro do pulmão é já metade do verificado em fumadores, e o de outros cancros diminui consideravelmente.Após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.
  • A aparência renovada, o hálito mais fresco, o travar do envelhecimento precoce e a poupança económica são fatores adicionais que podem motivar a sua decisão.

Razões que podem motivar a sua decisão de deixar de fumar

– Vai sentir-se mais saudável desde logo

– Vai aumentar a sua esperança de vida

– Reduz a probabilidade de ter uma doença grave no futuro

– A sua família e amigos vão sentir-se orgulhosos de si

– Serei um bom exemplo para os outros em especial para os seus filhos

– Irá contribuir para um meio ambiente menos poluído

– Proporcionará um ambiente mais saudável aos outros.

– Irá poupar dinheiroNo caso de estar grávida, terá uma gravidez mais saudável

– No caso de sofrer de uma doença crónica, poderá controla-la melhor

Como deve proceder?

Deixar de fumar pode ser difícil. Tratando-se de um hábito com dependência física e psíquica, os sintomas de privação do tabaco nem sempre se conseguem ultrapassar sem ajuda. Planeie a sua decisão calmamente e, se necessário, recorra a apoio médico. Envolva família, amigos e colegas de trabalho no processo.

Os dez compromissos para uma vida mais saudável

1.  Prepare-se para deixar de fumar

Faça uma lista dos motivos que para si justificam a sua decisão de deixar de fumar. Guarde essa lista e releia-a frequentemente.

2.  Fixe uma data para deixar de fumar

Este é o seu compromisso. Esse dia vai ser um dos mais importantes da sua vida. No dia escolhido pare de fumar.

3.  Anuncie aos outros a sua decisão

Comunicar à sua família, amigos e colegas de trabalho vai reforçar o seu compromisso, garantindo-lhe apoio e solidariedade

4.  Conheça os seus hábitos tabágicos e planeie o futuro

Identifique as circunstâncias e situações em que habitualmente fuma. Conhecer os seus hábitos tabágicos vai permitir planear o seu futuro, aumentando a sua resistência a situações em que a vontade de fumar pode ser mais forte.

5.  Aumente o seu nível de atividade física diária

Uma decisão acertada será aumentar o nível de atividade física diária em simultâneo com o abandono do tabaco. Isto fá-lo-á sentir-se melhor, menos ansioso e com melhor humor. Promovendo o melhoria da sua forma física. Contribuirá também para que o seu peso não aumente.

Para tal basta passar a andar mais a pé, aconselhando-se pelo menos meia hora por dia num só período ou em períodos de 10 minutos cada.

6.  Pense positivamente

Pense nas grandes vantagens de não fumar, esquecendo-se da falta que o tabaco lhe pode provocar. Poderá sentir alguns sintomas temporários após ter deixado de fumar. São sinais positivos, que mostram que o seu corpo está a recuperar dos efeitos nocivos do tabaco.

7.   Aprenda a reagir à vontade de fumar

Poderão existir momentos nos quais sentirá uma grande vontade de voltar a fumar. Essa vontade durará apenas alguns minutos. Nesses momentos procure distrair-se com uma tarefe que o interesse e tente descontrair. À medida que o tempo for passando, o desejo de fumar irá sendo cada vez mais fraco. Ajude-se a si mesmo e evite estar na proximidade de fumadores

9.  Poupe dinheiro

Todos os dias, ponha de parte, num local visível , todo o dinheiro que iria gastar na compra de tabaco. Com o dinheiro que poupar ofereça a si próprio um presente

9.  Faça uma alimentação saudável

Se está preocupado com o ganho de peso procure fazer uma alimentação saudável. Esta deve ser variada, leve e equilibrada, pobre em gorduras, açúcar e sal e rica em legumes e vegetais. Reduza ou elimine a ingestão de café e de bebidas alcoólicas. em alternativa beba muita água, chãs ou tisanas e sumos de fruta natural, ricos em vitaminas C (por exemplo laranja)

10.  Um dia de cada vez

Não pense que nunca mais vai voltar a fumar. Pense no dia de hoje e nas vantagens de não fumar. Cada dia que passa sem fumar é uma boa noticia para si, para a sua família e amigos e principalmente para a sua saúde.

No caso de recair, lembre-se que a recaída faz parte do processo de mudança. Fixe uma nova data e volte a tentar. 

Se acha que não consegue sozinho, peça ajuda a um médico.
Onde pode encontrar ajuda?

Consulte o seu médico de família.

Ele poderá indicar-lhe medicamentos (alguns de venda livre), cuja utilização duplica o grau de sucesso de parar de fumar, recomendar-lhe apoio psicológico ou encaminhá-lo para as consultas de cessação tabágica, disponíveis em vários pontos do país.

© 2023 WONDERCOM GROUP. All Rights Reserved