Wondernews Ago 17 – Prevenção Anti-gripal


A gripe é uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus que, na maior parte das vezes, cura espontaneamente. No entanto, podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos ou portadoras de determinadas doenças crónicas.

A Direcção Geral de Saúde recomenda a vacinação contra a gripe aos seguintes grupos:
– Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;
– Doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses de idade;
– Grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas;
– Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (lares de idosos, designadamente).

Está demonstrado que a vacinação contra a gripe nos trabalhadores ativos, prevenindo as complicações da doença, diminui o absentismo de curta duração nas empresas.
Os vírus da gripe estão em constante alteração, motivo pelo qual todos os anos são produzidas novas vacinas contra a gripe. A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo em relação às complicações graves.
A vacina deve ser feita preferencialmente em Outubro. Se tal não acontecer, tem, igualmente, indicação para ser administrada logo que possível, durante todo o Outono e Inverno.
São, também, consideradas essenciais as medidas que reforçam a higiene das mãos, tal como as regras de etiqueta respiratória como tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço