O Local de Trabalho
O Local de Trabalho é “o lugar em que o trabalhador se encontra ou de onde ou para onde deve dirigir-se em virtude do seu trabalho, no qual esteja direta ou indiretamente sujeito ao controlo do empregador”. O Posto de Trabalho é “o sítio dentro do local de trabalho onde efetivamente o trabalhador executa a sua atividade”.
Os locais de trabalho são sujeitos a uma avaliação de risco para os quais já existem medidas preventivas implementadas. A grande maioria trabalha no mesmo edifício, no mesmo piso, no mesmo gabinete, na mesma secretária e quase sempre utilizando a mesma cadeira. Os perigos a que estamos expostos já estão controlados.
No entanto, há funções, como por exemplo: Técnico de Field Service, que podem num único dia passar por 3 ou mais locais distintos. Neste caso, cada um destes espaços pode expor o trabalhador a perigos diferentes, pois em cada um deles, o trabalhador poderá ter atividades tão distintas como subir a postes ou descer a caixas de visita, subir a um escadote ou simplesmente colocar cola num rodapé …
A avaliação destes locais de trabalho é algo que devemos fazer continuamente. Observar conscientemente o meio que nos envolve, permite adotar as medidas necessárias para podermos realizar o nosso trabalho em segurança.
No caso do Field Service passa por observar um conjunto de situações tais como:
- O tipo de edifício;
- Os acessos;
- A vizinhança;
- A existências de animais;
- A necessidade de trabalhos na via pública;
- A necessidade de trabalhos em altura;
- Cabos não identificados ou escondidos;
- Móveis que restringem o espaço;
- Piso molhado ou sujo;
- A existência de escadas;
- A circulação de viaturas;
- Pessoas estranhas ao serviço;
- …
No caso dos Operadores de Logística, o local de trabalho é o mesmo, mas a dinâmica que envolve as suas tarefas obriga a uma observação constante do espaço, por exemplo:
- Objetos no chão;
- Piso escorregadio;
- Arrumação das prateleiras;
- Estantes instáveis;
- Desorganização do espaço;
- Ferramentas de corte espalhadas;
- …
Estas observações deverão permitir-nos adequar a nossa forma de estar ao meio onde vamos intervir. O objetivo principal é a não ocorrência de acidentes, logo esta observação que fazemos possibilita a aplicação das regras de segurança mais adequadas:
Por exemplo:
- Adoção de boas práticas na organização do espaço de trabalho (exemplo: HouseKeeping);
- Utilização de equipamento de proteção coletiva;
- Utilização de equipamento de proteção individual;
- Não utilização de equipamento danificado;
- Não utilização de ferramentas danificadas;
- Implementar o que se aprendeu nas formações.
Mas acima de tudo há que:
Não inventar!!!
Pensar antes de agir!!!
Perguntar a quem sabe!!!