Skip to main content

maildesignerimage-ffcf08c2-38ee-4f3c-a269-8db61bb5a900-image-1

Durante o mês de setembro foi iniciada a distribuição a todas as equipas técnicas e equipas de supervisão do KIT trabalhos na via pública. Este KIT é composto por:
1 barreira
10 Pinos
1 sinal de direção
Nos armazéns estarão disponíveis mais barreiras, pinos e outros sinais que deverão ser requisitados sempre que necessário.

Os sinais disponíveis no armazém, que deverão ser utilizados de acordo com o trabalho na via pública e nomeadamente com corte parcial ou total da mesma, são os seguintes:

screen-shot-2016-10-14-at-12-58-52

Prevenção dos acidentes na via pública
A sinalização e a proteção de um local no exterior (passeio, estrada, área pública,…) são atividades preventivas com a intenção de acautelar a ocorrência de acidentes.
Na via pública, os acidentes não afetam apenas as nossas equipas, podendo também envolver terceiros, transeuntes que estão a passar no local e que normalmente vão distraídos e não reparam no que está a acontecer à sua volta.

Os acidentes são imprevistos.

Podem acontecer a qualquer momento, sem hora marcada. Quando ocorrem, geralmente é no pior

momento e da pior forma!
Tudo devemos fazer para assegurar que nunca sucedam. A utilização deste equipamento, designado por Equipamento de Proteção Coletiva (protege não apenas o utilizador, mas um conjunto de pessoas) ajudando na prevenção dos acidentes.

screen-shot-2016-10-14-at-13-00-51

Histórias do passadomaildesignerimage-ffcf08c2-38ee-4f3c-a269-8db61bb5a900-image-11

Durante a história da Wondercom temos diversas situações que poderiam ter sido fatais para os envolvidos.
Por exemplo um colega técnico de FS que estava dentro de uma CVP, quando a tampa seguida da roda de

um carro passaram por cima dele. Neste caso, o técnico em causa sinalizou a intervenção, mas houve um desrespeito por parte do condutor da viatura.
Temos que garantir que tudo fazemos para que não ocorra um acidente.

Há outro exemplo de um colega que abriu uma CVP deixando-a sem proteção enquanto o colega se afastava para ir buscar um equipamento. Entretanto um terceiro caiu nesta mesma CVP. Este acidente poderia ter tido consequências mais graves se se tratasse de uma criança.

A distração faz parte do ser humano. Tentamos salvaguardar todas as condições de segurança junto das equipas técnicas, de acordo com as suas tarefas. No entanto, com terceiros, há situações que não conseguimos prever. Um bom exemplo disso é o caso de um turista que caiu em cima de um pino quando estava a andar para trás para tirar uma foto.

Descaracterização dos acidentes:
Na ocorrência de um acidente na via pública a utilização do equipamento de proteção individual e colectiva, será investigada. Caso a equipa técnica tenha o equipamento disponível, e não o utilize na realização da intervenção poderá ser responsabilizada.

Em caso de dúvida, contactem as Equipas de Coordenação de cada CCO, ou a equipa QAS disponíveis para vos ajudar.
Não facilitem!

© 2023 WONDERCOM GROUP. All Rights Reserved