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Como sabem o ano de 2020 trouxe-nos desafios acrescidos relacionados com a COVID-19, aos quais, com o nosso habitual dinamismo, resiliência, capacidade de adaptação e inovação, temos vindo a ser  capazes de os superar de forma extraordinária, excedendo todas as nossas expetativas.

No que concerne às auditorias de 2020, não foi diferente… e também estas tiveram de ser repensadas relativamente à forma de realização, tendo em conta este “novo” normal que estamos a viver.

E desta forma, e sem precedentes na Wondercom, avançamos para a realização de parte das nossas auditorias de forma remota, dando assim cumprimento aos nossos objetivos do SGI, bem como aos requisitos normativos para não colocar em causa as nossas certificações.

Assim sendo, a auditoria externa de 2020 ocorreu em 2 momentos distintos, de forma remota entre os dias 11 e 12 de maio, e de forma presencial entre os dias 27 e 31 de julho do corrente ano, da qual resultaram em termos globais 5 NC menores, 1 NC maior, tendo sido de imediato delineado um plano de ações para colmatar as situações identificadas. Paralelamente foram ainda identificadas 6 oportunidades melhoria, bem como identificados por parte da equipa auditora vários pontos fortes, que se passam a transcrever:

 

  • Revisão pela Gestão com relatório muito completo e conclusivo relativamente aos temas em análise;
  • Estrutura Documental do Sistema e utilização de plataformas de alocação de técnicos;
  • Apresentação dos técnicos nos clientes – Fardas e viaturas;
  • Gazeta W, como ferramenta de comunicação interna para sensibilização da qualidade ambiente e segurança;
  • Reuniões mensais com a gestão de topo e seu detalhe;
  • Dinamismo da Equipa Wondercom;
  • Competência dos Técnicos e da Gestora do sistema integrado;
  • Projeto EDP em curso;
  • Ações perante a pandemia;
  • Monitorização e grau de cumprimento dos objetivos;
  • Dimensão e modernização constante da Frota e qualidade do parque informático.

Volvidos entretanto sensivelmente 3 meses sobre o término a auditoria externa, e após apreciação por parte do Auditor Coordenador das “démarches” que desenvolvemos para colmatar as situações identificadas como não conformes, recebemos recentemente a informação que foi recomendada a recertificação da Wondercom de acordo com os seguintes referenciais normativos: a ISO 9001:2015; a ISO 14001:2015 e a ISO 45001:2018.

Face aos resultados obtidos, e tendo em conta o contexto sanitário que travessamos, com todas as alterações e esforços adicionais que tal situação implicou e que continua a implicar, bem como o fato de termos migrado para um novo referencial normativo a ISO45001 (que vem substituir a OHSAS 18001, que será descontinuada em março de 2021), só podemos estar orgulhosos do nosso trabalho e esforço empreendido.

Resta agradecer a todos que de forma direta  ou indireta, todos os dias dão o seu contributo para o bom funcionamento do sistema de Gestão Integrado, contribuindo desta forma para a melhoria continua do mesmo.

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