Wondernews Jan 17 – Extra – Aparelhos Dotados de Visor


O termo Ergonomia tem origem nas palavras gregas “ergon”, que significa trabalho e “nomos”, que significa estudo. Consiste na relação entre o trabalho, o ambiente no qual é desempenhado e quem o desempenha. É utilizada para determinar a forma como o local de trabalho pode ser concebido ou adaptado ao colaborador, para que se possam prevenir diferentes problemas de saúde.
De forma a minimizar as consequências para a saúde de cada colaborador na utilização de equipamentos dotados de visor devem ser tidas em atenção algumas recomendações:

 

 

 

  • Garantir um correto dimensionamento do posto de trabalho e assegurar uma postura de trabalho confortável:
    • A cadeira deverá estar ajustada em altura de modo a que o braço e o antebraço formem um ângulo de 90º;
    • A coluna lombar deverá estar bem apoiada no encosto da cadeira e os pés bem assentes no chão, com a articulação do joelho fletida fazendo um ângulo de 90º. Se o ângulo for inferior a 90º recomenda-se a utilização de um apoio de pés;
    • O visor deve estar posicionado em frente do colaborador, a uma distância de 50 a 70 cm, e regulado em altura permitindo que a cabeça e o pescoço se encontrem em posição reta;
    • Regular a inclinação do teclado de modo a que esteja à altura do cotovelo, com os pulsos em posição neutra e o rato colocado o mais próximo quanto possível.
  • Eliminar ou reduzir os esforços físicos excessivos e a repetição de tarefas e movimentos.
  • Garantir condições ambientais (temperatura, ruído, iluminação) confortáveis e isentas de risco.
  • Ao longo do dia de trabalho devem ser realizadas pausas, realizados exercícios de alongamento e exercícios visuais.

Exercícios de alongamento / relaxamento
Realizar regularmente (cerca de 5 minutos por hora) alguns exercícios de alongamento e relaxamento pode ajudar a aliviar o stress, a tensão e desconforto causado por uma postura incorreta, movimentos repetitivos ou falta de descanso.

Exercícios visuais
Normalmente, o trabalhador tem tendência a não pestanejar devido ao nível de concentração, ficando os olhos mais secos, podendo surgir sensação de “ardor” e a visão tornar-se desfocada. O exercício visual mais indicado para quem trabalha ao computador é pestanejar uma vez que irá estimular a produção de lágrimas, que irá aumentar a lubrificação dos olhos.