Wondernews Jun 16 – Segurança na Via Pública I


Seg_Via_Publica

Desde 2014, em sequencia da implementação e certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, a Wondercom tem vindo a fazer um esforço na implementação de procedimentos de trabalho seguros e na aquisição de equipamentos (de proteção colectiva e individual) de forma a salvaguardar potenciais lesões para os nossos colaboradores bem como para terceiros.

Atividades como:

  • Trabalhos em fachadas
  • Trabalhos em postes
  • Trabalhos em caixas de visita permanente

Têm características especiais pois envolvem perigos que podem ter consequências graves. Assim torna-se importante que o cumprimento dos procedimentos e das regras aprendidas em ações de formação sejam efetivamente implementadas por todos.
Durante o ano de 2016 já ocorreram alguns incidentes com equipas externas e internas que poderiam ter dado origem a danos com consequências graves para todos, mas em especial para os nossos colaboradores e para terceiros. Assim tenham em atenção o seguinte:
Os trabalhos na via publica, que são inerentes às atividades mencionadas anteriormente, têm de estar identificados (com sinalização própria) e protegidos com equipamento próprio (barreiras e/ou pinos).
De seguida apresentamos alguns exemplos da correta sinalização da via publica.

Trabalhos com escadas de mão com ocupação parcial do passeio    Dragged image

Se uma escada em posição de trabalho ocupa até 2/3 da largura do passeio e se sobrarem pelo menos 65 cm de espaço para o trânsito de peões, devem ser colocadas, antes e depois da escada, rede, fita ou corrente delimitadora para impedir o trânsito sob a escada.

Dragged image (2)Trabalhos com escadas de mão com ocupação total do passeio

Se uma escada em posição de trabalho ocupa mais de 2/3 da largura do passeio, ou se o espaço reservado aos peões não permite uma passagem fácil (cerca de 65 centímetros), colocar:

  • sinais com a indicação “Peões: circulem pelo passeio oposto”;
  • antes e depois da escada, rede, fita ou corrente delimitadora para impedir o trânsito sob a mesma.

Os sinais devem ser colocados quando possível em correspondência com a passadeira de peões mais próxima antes do obstáculo ou, na sua falta, numa posição tal que constitua aviso válido para os peões.

Trabalhos com escadas de mão com ocupação parcial da viaDragged image (3)

Se uma escada em posição de trabalho ocupa para além do passeio uma parte da via, deve proceder-se do seguinte modo:

  • colocar sobre o passeio, antes e depois da escada, rede, fita ou corrente delimitadora e o sinal com a indicação “Peões – circulem pelo passeio oposto”. Os critérios de colocação são os mesmos que na situação anterior;
  • colocar na via, antes e depois da escada, uma baia;
  • colocar o sinal “Obrigação de contornar a placa ou obstáculo”.

Dragged image (4)Trabalhos em CVP com ocupação parcial do passeio

  • colocar sobre o passeio, antes e depois da CVP, rede, fita ou corrente delimitadora e o sinal com a indicação “Peões – circulem pelo passeio oposto”;
  • colocar na via, antes e depois da CVP, uma baia;
  • colocar o sinal “Obrigação de contornar a placa ou obstáculo”.

Para evitar os incidentes é necessário investir algum tempo na correcta preparação do local do trabalho. Assim a partir do momento que identificamos que há necessidade de trabalhar em fachadas, num poste ou numa CVP, a preparação, sinalização e proteção do local deverá ser imedediata.